Total de visualizações de página

A beleza do cabelo começa no seu prato

Investir uma fortuna em produtos cosméticos não basta para manter a beleza e a saúde dos cabelos. Os cosméticos repararam os danos causados por agentes externos aos fios e, às vezes, até mesmo sua fragilidade natural. Mas pouca gente se dá conta de que uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais é essencial não só para nossa saúde, como também para a formação de cabelos mais fortes, sedosos e brilhantes.

Uma alimentação bem equilibrada ajuda na formação de fios resistentes à agressões do meio ambiente, como sol e poluição. Já uma alimentação inadequada, além de gerar o enfraquecimento do bulbo capilar, que favorece a queda do fio, pode levar à anemia e a problemas sérios de saúde.

Alimentação e saúde do cabelo A alimentação é fundamental
para a saúde do seu cabelo


Alguns minerais, como o zinco, manganês, selênio e ferro, associados às vitaminas C, K e complexo B, favorecem o crescimento e dão força aos cabelos. Outro mineral importante é o enxofre, essencial na formação da queratina, principal proteína da estrutura do fio.

O importante não é ingerir grandes quantidades de uma vitamina ou de um determinado mineral, mas sim variar, de forma que a ingestão desses nutrientes seja regular e suficiente às necessidades do corpo.

Tratar os cabelos através da alimentação requer força de vontade e disciplina. Os resultados só são percebidos depois de alguns meses do início da nova dieta. Porém se colocado em mente que, além dos cabelos, estamos fortalecendo a nossa saúde, será mais fácil dar continuidade aos novos hábitos alimentares.

Confira agora algumas dicas para uma dieta balanceada que deixará seus cabelos mais saudáveis e bonitos.


Dicas gerais

  • Inclua diariamente em sua dieta vegetais verde-escuros e frutas diversas, pois eles são ricos em vitaminas.
  • Três porções diárias de laticínios fornecem proteínas e cálcio em doses suficientes.
  • As carnes bovina, de ave e de peixe são fontes fundamentais de proteínas de alto valor biológico.
  • Sementes como amêndoas, castanhas e avelã são ricas em vitaminas e minerais. Lembre-se que são muito calóricas e podem ser consumidas de duas a três vezes por semana.

Vitamina A e carotenóides

São antioxidantes, ou seja, interrompem o processo de degeneração das células capilares, controlam a produção sebácea, melhoram a elasticidade do fio e regulam a multiplicação celular.

Principais fontes: fígado, ovos, leite integral e derivado, manteiga, algas, frutas e vegetais amarelos, laranjas e verde-escuros, como batata-doce, espinafre, brócolis, abóbora, pêssego, damasco, manga, melão, papaia, cenoura, couve, salsa e cebolinha.



Pró-vitamina B5 ou D-pantenol


Proporciona aos fios uma hidratação de longa duração, melhora sua maleabilidade, espessa os fios, reduz a formação de pontas duplas, melhora a condição dos cabelos agredidos e danificados e proporciona brilho.


Principais fontes: miúdos, gema de ovo, levedo de cerveja, leguminosas, salmão, grãos integrais, germe de trigo.



Vitamina E ou tocoferol

É um anti-oxidante que protege as células do organismo contra danos de compostos químicos reativos conhecidos como radicais livres.


Principais fontes: germe de trigo, óleo de trigo, óleo de soja, arroz, algodão, milho, girassol, gema de ovo, vegetais folhosos, legumes, nozes.





Enxofre


É um dos minerais essenciais à constituição da queratina.


Principais fontes: alho, cebola, ovos, pimentão vermelho, carne, repolho, couve de bruxelas, raiz forte.



Biotina ou Vitamina H

Contribui para a saúde da pele e cabelo, e previne a queda de cabelo.
Principais fontes: gema de ovo, fígado, arroz integral, levedo de cerveja, leguminosas, sardinhas, grãos integrais. Fito-ativos ricos em ácido oléico, linoléico e fonte protéica.






Ácidos graxos essenciais ou vitamina F

São de grande interesse quando utilizados em produtos cosméticos. A carência de ácidos graxos originava várias perturbações e principalmente uma desorganização no processo de queratinização, visível por uma descamação exagerada da epiderme.


Principais fontes: óleos vegetais, sementes oleaginosas, semente de linhaça, peixes gordos, como salmão, cavala, atum e sardinha.





Cálcio

Contribui para o metabolismo do ferro e vitaminas; sua ação também é essencial para o mecanismo enzimático da formação das proteínas do cabelo. A deficiência em cálcio faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço.


Principais fontes: leite e derivados, alface, aveia, salsa, salsão, beterraba, batata doce, cebola, couve, espinafre, laranja, milho.



Silício

É um dos componentes mais importantes para o cabelo. Ele participa de uma etapa importantíssima da reconstituição do cabelo e luta contra o seu envelhecimento. É essencial para a obtenção dos fios com muito brilho, sendo sua ação ligada à ação do cálcio.

Principais fontes: alimentos de origem vegetal, principalmente os cereais integrais e a cerveja.





Zinco

Fortalece o sistema imunológico. É um mineral essencial na síntese e degradação de proteínas no organismo, portanto, importante para a produção da queratina que constitui o fio de cabelo.


Principais fontes: frutos do mar, ostras, sementes oleaginosas (de abóbora e girassol), carne, miúdos, peru, cogumelos, ovos, germe de trigo, levedo de cerveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário