Total de visualizações de página

Como deixar o cabelo liso

como deixar o cabelo liso


Uma das dúvidas mais frequentes de quem pretende se aventurar pelo mundo das químicas nas madeixas é a de como deixar o cabelo liso.

 Quais são os métodos existentes, o mais indicado para cada tipo de cabelo, quais as químicas que permitem a adição de outras e mais, no artigo de hoje, Como deixar o cabelo liso, esclareceremos todas estas questões, confira.

 

Como deixar o cabelo liso- métodos


Existem duas formas de deixar o cabelo liso, por meio mecânico ou por meio químico.

Alisar os cabelos com auxilio de secador e escova, ou chapinha, é utilizar do meio mecânico, este alisa o cabelo temporariamente, fecha as cutículas dos fios as deixando realinhadas e lisas por um período de tempo, dura até que os cabelos sejam molhados.

O método químico é o que alisa o cabelo por meio de produtos, que poderão ou não mudar a estrutura interna da fibra capilar.

 

Como deixar o cabelo liso- por meio

mecânico


Uma boa escovação, e chapa, são aliadas de longa data da grande parte do público feminino, elas são sinônimo de cabelos lisos até a próxima lavagem.

 Todas sabemos qual a finalidade da escovação e chapinha, mas confira alguns segredinhos que poderão fazer toda a diferença no resultado final:

- Uma boa higienização e/ou hidratação das madeixas é o primeiro passo para se obter sucesso na escovação dos cabelos, lave os fios com o shampoo indicado para o seu tipo de cabelo e em seguida condicione-os para que as escamas dos fios se fechem adequadamente, seque os cabelos com a toalha, suavemente, sem esfregar os fios.

Se preferir utilize leave in com proteção ou ativação térmica.

- Divida os cabelos em mechas menores, elas são mais fáceis de secar e trabalhar, se tiver franja separe-a.

- Comece a escovação pela parte da nuca, para que os cabelos fiquem lisos não é necessário dar puxões na mecha, o movimento de vai e vem rotatório da escova é o mais importante para conferir o efeito liso, se os cabelos forem compridos vá deslizando a escova até onde conseguir, assim que embaraçar retire a escova da mecha e retorne á raiz para começar novamente com os movimentos da escovação, até que desembarace.

- Vá executando o processo por toda a cabeça, dando atenção especial ás pontas, são elas que indicarão a escovação com efeito “para dentro” ou “para fora”, finalize esta área com movimentos consecutivos de rotação da escova até finalizar.

 - Com a franja faça o mesmo que fez com as pontas, movimentos rápidos de rotação da escova.

- Se os cabelos forem repicados, para finalizar a escova e valorizar o corte, faça um rabo de cavalo com as mãos e torça todo o cabelo em seguida dê um jato de ar quente na madeixa, solte os fios e em seguida dê uma leve secada por todo o cabelo com um jato de ar frio, o ar frio evita que alguns fios fiquem eriçados após a escovação.

- Se o corte de cabelo for fio reto, um jato de ar frio nas madeixas após a escovação bastará.

- A chapinha muitas vezes nem precisará ser utilizada se a escovação for boa, mas se necessária, ou sem a pré escovação, utilize-a com parcimônia, não fique passando o aparelho várias vezes na mesma mecha, você poderá queimar os fios.

Dica final e bem bacana:

- Repare que a raiz dos cabelos quando estão bem lisas e rentes á cabeça conferem o visual “lambido” ao look, adicione um certo volume á região, e veja a diferença.

 

Como deixar o cabelo liso- por meio

químico



Existem tantos nomes de produtos para deixar o cabelo liso que não dá pra citar um terço destes em nosso artigo, mas de maneira geral, entenda quais são alguns dos mais utilizados componentes responsáveis pelo efeito liso que estão presentes nestes produtos.

Citaremos os produtos que agem profundamente na estrutura dos fios, alterando-os definitivamente, e os que agem superficialmente, e que conferem um liso temporário.

 

 

Como deixar o cabelo liso-

permanentemente


Para deixar o cabelo liso permanentemente você poderá estar utilizando técnicas de mudança da estrutura do fio, como relaxamento, ou alisamento, e escova definitiva.

Estes agem na estrutura internado fio de cabelo, baseando-se em reações químicas que quebram as ligações de aminoácido permitindo o rearranjo de sua estrutura, depois de neutralizado.

Os produtos mais utilizados para este tipo de química são:

- Hidróxido de sódio

- Tioglicolato de amônia

- Hidróxido de guanidina

- Hidróxido de potássio

- Hidróxido de cálcio + Iminouréia

Todos são produtos de pH alcalino, redobre os cuidados na hora de aplicar ou escolher um profissional que aplique.

Não é possível retirar este tipo de química com a utilização de shampoo anti resíduo, a estrutura do cabelo é modificada permanentemente.

 

Como deixar o cabelo liso- escovas

temporárias ou disciplinadoras


Este tipo de produto geralmente age na camada mais externa do fio, não atinge o córtex para rearranjo da estrutura do cabelo, conferem o efeito liso por tempo determinado (algumas lavagens) geralmente três meses.

As escovas progressivas conferem o efeito liso gradativamente, enquanto mais utilizadas mais o produto se acumula na superfície do fio, poderão conter ou não o formol (quantidade superior á 0.2% de formol nas fórmulas é proibido pela ANVISA), e em sua grande maioria a queratina.

Compostos como carbocisteina, proteínas aminoácidos, e outros, combinados com óleos, minerais, emolientes e vitaminas, prometem disciplinar e conferir um efeito mais liso as madeixas.

Descoloração ou utilização de shampoo anti resíduo poderão comprometer o efeito da escova progressiva ou disciplinadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário