Total de visualizações de página

Decifrando os Rotulos Parte1

Você já tentou decifrar os rótulos dos produtos, mas tudo o que conseguiu entender foi “água”? Os nomes são complicados e as especificações mais atrapalham do que ajudam, não é mesmo? Por isso montamos um guia básico com os principais componentes do xampu:


Ácido Cítrico Acidulante usado para diminuir o pH da formulação, deixando o xampu mais ácido.
Ácido Esteárico – Ácido graxo orgânico utilizado como ingrediente básico para a criação de emulsões O/W (óleo solúvel em água), combinado-se com trietanolamina (TEA). Estas emulsões são solúveis em água, possuindo propriedades que penetram nos fios.
Ácido Hialurônico – Agente hidratante de maior eficácia conhecido atualmente. Retém 500 vezes seu próprio peso de água. Derivado através da fermentação bacteriana. Eficaz em concentrações inferiores à 20 ppm (partes por milhão).
Água Deionizada – Água purificada, através da técnica da deonização, baseada na remoção de íons altamente ativos, especialmente cargas positivas (cátions) tais como: magnésio (Mg2+) e ferro (Fe2+).
Alantoína – Propriedades curativas e cicatrizantes. Estimula a proliferação de células saudáveis.
Alecrim – Anti-bactericida, acelera circulação do sangue, normaliza efeitos no metabolismo.
Álcool Cetílico – Álcool graxo natural, amplamente utilizado como emoliente e agente estabilizante em tratamentos hidratantes (emulsões).
Álcool de Cetoestearila – Combinação de álcoois gordurosos. Compõe-se principalmente de cetil e estearila. Tem efeito emoliente, espessador e estabilizador de emulsões.
Álcool Estearílico – Ácido graxo natural, muito semelhante ao álcool cetil.
Aloe – Promove maciez, hidratação, adstringência e acelera a cicatrização de feridas.
Aminoácidos de seda – Melhora a habilidade de hidratação do cabelo aumentando também seu brilho devido ao efeito refletor deste aminoácido.
Aminoácido de Trigo Restaura a estrutura danificada dos fios e tem capacidade de formar um filme protetor.
Aminometilpropanol – Agente orgânico, utilizado para equilibrar o pH, aumentando assim, a eficácia dos produtos. Controla o grau de neutralização das resinas.
Amodimeticona – Agente condicionador que facilita o penteado de cabelos molhados e melhora o brilho.
Arnica – Ativa o couro cabeludo.
Bardana – Contém proteína, substância mineral, óleo essencial, etc. que podem promover o crescimento dos cabelos e prevenir o aparecimento de caspa.
Benzofenona-3 – Filtro solar que protege os fios dos efeitos nocivos dos raios UV-A.
Biotina – Derivado natural da vitamina “H”. Alguns estudos sugerem que possua efeitos positivos no crescimento do cabelo, quando ingerido por via oral.
Brometo de Cetrimônio – Agente condicionante catiônico e anti-séptico, amplamente utilizado na indústria farmacêutica. Devido ao seu alto custo, raramente é utilizado em cosméticos. Dá brilho intenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário