Total de visualizações de página

Tonalizantes para Cabelos

tonalizantes para cabelos

Para quem quer ter cabelos coloridos, ou seja, diferente de sua tonalidade natural dos fios, há duas opções no mercado: tinta e tonalizante.

 Mas na hora de fazer a compra sempre ficam as duvidas: qual a diferença entre tinturas permanentes e tonalizantes?

Posso usar só o tonalizantes para cabelos ou ele só serve em cabelos pintados? E quanto tempo ele dura?

É a mesma coisa da tintura?

São várias as dúvidas que surgem quando se trata de tonalizantes para cabelos na hora da compra até pelo uso comum do termo, uma vez que as profissionais do cabelo as vezes falam sobre tinta mas na verdade querem comentar sobre o tonalizante, o que é comum confundir dado a finalidade dos dois: pintar os cabelos.

Para as pouco entendidas no assunto, tinturas permanentes e tonalizantes para cabelo podem parecer a mesma coisa e variar somente nas cores, mas, não é bem assim.

O que é tintura?

As tinturas permanentes são os verdadeiros corantes de cabelo. São as tintas que mudam o tom/cor do cabelo de acordo com o que você deseja.

 Essas tintas, mesmo bem utilizadas, podem não deixar o cabelo com cor à que aparece nas embalagens porque isso varia de cor de fio para fio.

Exemplo: uma mulher com cabelo preto jamais irá ficar loira apenas com a aplicação da tintura nos fios naturais, vai ter que descolorir.

As tintas são consideradas mais agressivas e em sua maioria possuem amônia, a responsável pela fixação da cor no cabelo e ainda pela pintura dos fios, de forma mais agressiva e por isso os cabelos ficam bem ressecados após a aplicação.

 A aplicação da tinta dura em média vinte minutos no cabelo.

O que são tonalizantes para cabelos?


Os tonalizantes para cabelo são mais brandos quando se fala em pintar os fios. Como o nome já diz, a intenção não é mudar a cor, somente o tom.

Ou seja, o tonalizante é mais suave quanto à mudança da coloração e deve ser utilizado para mudanças sensíveis não radicais como loiro claro para loiro escuro, castanho escuro para médio.

Na maioria das vezes é recomendado o uso de tonalizante apenas para mudar um ou dois pontos de cor na numeração dos tons dos fios.

Contudo, a principal diferença entre tinta ou tonalizante é essa, mas existem muitas outras.

Como a tintura permanente atinge o córtex dos cabelos, a coloração penetra nos fios e danifica os cabelos com o uso prolongado.

Ela é utilizada para mudanças radicais ou para cobertura dos fios brancos e pode mudar totalmente a tonalidade dos fios.

Os tonalizantes para cabelo são considerados uma pintura superficial.

Eles não penetram no fio, por isso, também duram menos, cerca de 15 lavagens no máximo mas já nas primeiras cinco mostram uma mudança de tom nos cabelos.

A vantagem dos tonalizantes para cabelos, em comparação á tintura, é a formula química, a sua composição, pela ausência de amônia não causam tantos danos ao fio, além de dar brilho, vivacidade à cor e realçar a cor natural.

Uso dos tonalizantes para cabelo como complemento de cor

Embora não cumpram o papel de substitutos das tradicionais tinturas, os tonalizantes podem ser utilizados como complementos.

 É uma maneira de manter o efeito e o brilho, típico da primeira semana pós tinta, por mais tempo.

Como o efeito do tonalizante é ressaltar a cor do cabelo, depois de algumas semanas do tingimento, você pode usar o tonalizante como manutenção.

Isso não quer dizer que a tinta vai durar mais pelo fato de você usar o tonalizante, mas ele vai impedir que aqueles fios brancos apareçam se destacando no meio da cabeleira, além de manter uma transição suave entre o tom da tinta e o natural do cabelo.

Ao contrário do que se pensa, o tonalizante não é só para cabelos tingidos.

 Quem tem cabelos completamente naturais pode usar o tonalizante para mudar um pouco a cor dos fios, sem grandes agressões.

 Lembrando que a mudança é bem suave e depende muito da cor do tonalizante e da cor dos seus cabelos.

Cuidados e dicas com o uso de tonalizantes para cabelos

Como no uso de qualquer produto químico a dica é sempre hidratar os cabelos uma semana após a aplicação, um cuidado por sinal que deveria ser mantido por toda a vida já que não é apenas a química dos fios a responsável por danificar os cabelos que perdem nutrientes todos os dias.

Após a aplicação de uma tintura ou tinta os fios ficam ressecados, até os mais oleosos e ideal é hidratar semanalmente.

 Isso faz também com que a nova tonalidade dure mais nos cabelos, o que é crucial para um bom visual.

Uma dica quanto ao produto a ser usado é escolher itens mas sempre testar, o chamado teste de mecha.

Nunca se sabe quando se tem alergia até aplicar o produto e, em alguns casos, quando uma fibra capilar não é compatível com uma marca ela pode se partir inteira.

Para evitar tal problema o melhor é sempre separar uma mecha de cabelo e fazer aplicação do produto, aguardando o resultado para depois partir para aplicação em todo o cabelo.

Quanto a aplicação, caso não saiba, procure um profissional especializado e sempre obedeça as especificações da embalagem, elas não estão ali a toa.

Algumas pessoas acreditam que, se passar mais tempo com o produto no cabelo a cor ficará mais forte ou mais escura.

De fato isso acontece, mas o tempo certo apenas um profissional da área pode informar.

 Afinal, é química que está em seus fios e com as cutículas abertas os cabelos irão absorver todo o produto e podem partir por excesso de química ou ficarem fracos.

O ideal é que se tenha acompanhamento de profissionais caso queira alcançar uma tonalidade diferente da descrita na embalagem dos tonalizantes para cabelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário