Total de visualizações de página

Tintura para Cabelos

tintura para cabelos


Há alguns anos era comum encontrar pessoas que diziam que usar tintura para cabelos iria estragar os fios.

 Vários motivos fazem as pessoas tingir os cabelos e o mito de que as tinturas estragam os cabelos já está no passado, pois hoje em dia os produtos estão muito avançados e colorem os fios sem causar maiores danos.

Algumas até ajudam no tratamento dos cabelos.

Não é a toa que cada vez mais as pessoas recorram às tinturas para cabelos, sem maiores problemas, pois as fórmulas estão mais suaves e menos agressivas.

 Existem vários motivos que levam as pessoas a colocar outra cor nos cabelos, como ter os fios grisalhos ou brancos e mudar o visual, por exemplo.

 Por isso, caso tinja ou pretenda tingir as madeixas, se informe sobre as tinturas para cabelos.

Como aplicar tinturas nos cabelos

Não é difícil aplicar a tinta nos cabelos, em casa mesmo dá para fazer, basta comprar o produto e usar de acordo com a instrução da embalagem, seguindo a risca o indicado.

 Se você quiser clarear muitos tons o cabelo ou mesclar mais de uma cor o procedimento pode ser mais complexo, fazer em casa é difícil, a recomendação é de que procure a indicação de um cabeleireiro bem experiente e talvez ele seja o mais indicado para fazer o uso de tinturas para cabelos.

Agora se você quer apenas cobrir os fios brancos ou mudar de cor não há problemas que você mesmo faça.

Primeiramente, se for lavar os cabelos antes de aplicar a tinta, não esfregue a região da raiz, pois irá coçar e pinicar bastante quando aplicar a tintura.

 Deixe o cabelo um pouco sujinho, isso fará com que o desconforto seja menor.

As tintas vendidas em farmácias e perfumarias já vêm em kit com o tubo de tinta e a água oxigenada que normalmente é a de 20 volumes, são boas indicações a Koleston, L’oreal, por exemplo, facilmente encontradas no mercado, bem como a Welaton, Soft Color, Alfapaf, dentre outras.

As tinturas profissionais são vendidas separadamente da água oxigenada e é recomendável que elas sejam da mesma marca para um resultado superior.

 Se você quiser que o cabelo clareie bastante mais de 2 tons é só substituir a água oxigenada de 20 volumes pela de 30 ou 40 volumes.

Você pode comprar luvas para proteger as mãos das manchas e capas para proteger as roupas, em perfumarias, especialmente se a tinta for escura que faz com que pele e roupas manchem ainda mais.

 Além disso há um gel vendido em farmácias e perfumarias próprio para proteger a pele das manchas da tintura, especialmente para as tintas mais escuras e pessoas de pele muito clara.

Dica: Para proteger a sua pele você pode ainda aplicar um creme hidratante, o efeito será semelhante.

 Procure usar uma capa para proteger a sua roupa ou peças já velhas para que não tenha problemas caso a tinta caia sobre elas.

Faça a mistura do conteúdo da bisnaga com a água oxigenada e aplique nos fios em toda a extensão, dando maior ênfase aos locais onde há mais cabelos brancos.

 É necessário aplicar a tintura sobre todo o cabelo, mesmo nas pontas, pois conforme vamos lavando a cor vai desbotando.

Deixe agir de acordo com o tempo indicado na embalagem, que geralmente é de 40 minutos.

Em seguida é preciso que se enxague bem os fios e passe o condicionador ou um creme com efeito condicionante que vem em alguns kits de tintura.

Não existe a necessidade do shampoo, apenas enxague a tinta muito bem.

 A partir da próxima lavagem os cabelos devem ser lavados normalmente, como de costume.

Tinturas para cabelos e seus números

Quem tem os fios brancos e tinge por esse motivo deve dar preferência aos tons puros das tinturas como 7.0 (loiro natural) e 6.0 (loiro escuro), por exemplo, ou colocarem em prática algumas regrinhas, de mistura de tintura, utilizadas por profissionais, confira quais em nosso artigo Como Tingir Cabelos Brancos.

 As tinturas cor base dão uma cobertura melhor para esse tipo de cabelo do que os tons com reflexos, como 7.1 (loiro natural acinzentado) e 8.3 (loiro claro dourado), por exemplo.

Quem tinge os cabelos de oiro muito claro ou possui muitos fios brancos precisa fazer retoques que podem acontecer de 15 em 15 dias em média.

Para fazer o retoque e manutenção, a aplicação da tintura, já previamente misturada com a água oxigenada, é apenas nas raízes, o tempo de ação é o indicado na embalagem.

Não precisa aplicar a mistura no cabelo inteiro, pois não há necessidade, tinta em excesso pode ressecar e danificar as pontas dos cabelos, para reavivar a cor dos fios que não receberam a tintura, quando for enxaguar as madeixas da coloração aplique o shampoo esfregue e deixe agir por alguns minutinhos antes de enxaguar os cabelos.

Se você quiser mesclar mais de um tom no seu cabelo é recomendável procurar um cabeleireiro para que o resultado satisfatório seja garantido.

 Se a sua intenção é fazer luzes e mechas com várias cores a indicação é a mesma.

Para quem quer apenas mudar a cor dos fios os tonalizantes e os shampoos que tingem podem ser uma boa opção, mas para quem tinge os cabelos afim de cobrir os cabelos brancos, a preferência é para as tinturas, que poderão cobrir os fios brancos com eficiência, além de proporcionar uma maior durabilidade.

As tinturas tem o poder de dar uma cobertura perfeita até nos casos em que os cabelos já estão completamente brancos.

Cuidados para quem usa tinturas para cabelos

Quem tingi os cabelos deve ter cuidados extras com eles para que sempre fiquem bonitas e saudáveis.

 É importante usar shampoo e condicionador próprios para os fios tintos, assim como as máscaras de hidratação profunda, que devem ser usadas toda semana, as máscaras de hidratação rápida e as ampolas de tratamento.

Use leave-in sem enxague, também especial para os cabelos tingidos, termoativado se você usar o secador e a prancha e reparador de pontas para que elas não fiquem secas e nem surjam as pontas duplas.

Quem usa química nos cabelos é preciso consultar um profissional para se informar qual a coloração seria a melhor para seu cabelo.

Existem alisantes que já possuem em sua composição a tintura, no caso do Hené, bem conhecido, e para quem trata o cabelo com este produto usar outro item para os fios deve ser descartado.

 A hidratação semanal ou quinzenal também é recomendada.

2 comentários:

  1. Olá sou iniciante na colorimetria. Se eu preciso de um tom 5.16(marrom pimenta) que tubos poderia misturar p chegar nessa ton. sem misturar os mix cinza e vermelho.
    silvalibras@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Transforme seu salão em um ambiente aconchegante
    A vida atual está cada vez mais corrida, por isso quando procuramos por um salão de beleza o ambiente deve proporcionar conforto e bem estar e nos fazer sair (mesmo que temporariamente) da rotina.
    Listamos algumas dicas que podem ajudar seu salão a ser esse ambiente tão desejado

    Acesse:
    http://www.meushampoo.com.br/p-28-tranforme-seu-salao-em-um-ambiente-aconchegante

    ResponderExcluir