Total de visualizações de página

Cabelos maravilhosos: obtenha o máximo dos condicionadores

Saiba como deixar os cabelos lindos usando o condicionador corretamente!

Cabelos maravilhosos: obtenha o máximo dos condicionadores

 
Como você manter aquele brilho maravilhoso que demorou horas para conseguir em um salão? Condicionar o cabelo com regularidade melhora a sua força e seu brilho e reduz ao mínimo os danos, embora isso não possa realmente reparar cabelos danificados. "Os condicionadores suavizam as cutículas, reduzem a eletricidade estática, protegem contra danos UV e melhoram a aparência geral", informa a Dr. D'Anne Kleinsmith, dermatologista premiada.

Os condicionadores também ajudam a manter o córtex do cabelo hidratado. "O condicionamento melhora a umidade do cabelo porque aumenta a capacidade da cutícula em manter-se impermeável contra as condições do tempo", explica John Gray, autor de The World of Hair (O mundo do cabelo).

É necessário considerar todos os fatores no seu sistema de condicionamento, como o comprimento de seu cabelo, a quantidade de processos químicos pelos quais ele passou e a frequência de uso de instrumentos de modelagem por calor. "Pergunte a si mesma qual o tipo de cabelo que você tem", sugere Steve Lococo, o cabeleireiro das celebridades. "Condicionadores de volume possuem ingredientes que aumentam o volume do cabelo, geralmente com algum tipo de ingrediente cítrico, como grapefruit. Condicionadores suavizantes tendem a possuir mais óleos ou lanolina para ajudar a cobrir os fios do cabelo."   

Cabelo fino


Normalmente o cabelo fino não suporta um alto nível de ingredientes de condicionamento. Para evitar que pesem nos cachos delicados, considere usar o condicionador somente no meio e nas pontas, onde o cabelo é mais suscetível a danos. Um condicionador de volume suave hidrata o cabelo e fornece proteção térmica para o uso de secador. Se o seu cabelo for extremamente fino, você pode substituir o condicionador básico por um spray leave-in condicionante, que tem uma formulação ainda mais leve e ajuda a fortalecer os fios.

Cabelo grosso


O condicionador correto é um componente fundamental para garantir cuidados eficientes se o seu cabelo for grosso e rebelde. "Diferente do cabelo fino, o cabelo grosso consegue suportar diversos ingredientes de condicionamento", explica Steve Shiel, líder em pesquisas de cuidados com os cabelos. "Eu recomendaria produtos de condicionamento mais intensivos. As máscaras de condicionamento também podem ajudar a dominar o cabelo indisciplinado." Outra opção é o tratamento noturno de desembaraçamento, que pode desembaraçar e reparar seu cabelo enquanto você dorme.

Cabelo cacheado


“Condicionar, condicionar, condicionar” é o mantra dos fios cacheados. Os especialistas em cabelos sugerem que você condicione os fios em cada lavagem com xampu. Nos dias em que você não usar xampu, passe um condicionador para soltar e desembaraçar os seus cachos, caso eles estejam volumosos e despenteados. Enxágue totalmente o couro cabeludo, mas deixe um pouquinho de condicionador nos fios.

Para evitar frizz e desidratação, use uma máscara de condicionamento profundo a cada duas semanas. Para aumentar os resultados, aplique a máscara, cubra o cabelo com uma touca de banho e passe um secador de cabelo a alguns centímetros acima de sua cabeça por cinco ou dez minutos. Se o cabelo estiver extremamente desidratado, use um condicionador básico para desembaraçar e depois aplique um leave-in para manter a umidade.

Cabelo pintado e com mechas


Pintar os cabelos pode remover a camada de lipídios da superfície de cada cutícula, esgotando as qualidades naturais de impermeabilização de seu cabelo. E como um condicionador básico é formulado para se depositar no cabelo impermeável, ele se torna ineficaz em fios tingidos. Condicionadores específicos para cabelo tingido contêm diferentes polímeros desenvolvidos para funcionar em uma superfície impermeável.        

Condicionamento das pontas de todos os tipos de cabelos


Usando os dedos como um pente, aplique o produto da parte média para as pontas do cabelo. "Você deve se concentrar nessas áreas, que são as mais danificadas do seu cabelo", explica Shiel. "Ao enxaguar o cabelo, quantidade suficiente do produto se depositará nas partes do cabelo mais próximas do couro cabeludo."
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário