Total de visualizações de página

Como descolorir o cabel



como descolorir o cabelo 

Uma das técnicas que mais se exige do conhecimento e experiência do profissional cabeleireiro é a decapagem.

 Decapagem é o método que tem por finalidade remover a pigmentação dos fios que já foram coloridos. 

No artigo de hoje ensinaremos como descolorir o cabelo, e mais, quando se torna necessário descolorir o cabelo, o passo a passo da decapagem, porque a descoloração prejudica o fio de cabelo, como fazer o diagnóstico dos cabelos e couro cabeludo para se certificar de que estes poderão passar pela química.

Quando é necessário descolorir o cabelo?

A decapagem é necessária sempre que se desejar retirar ou clarear a cor das madeixas, nos cabelos que já foram tingidos.
 
A coloração permanente, coloração de oxidação, nos fios age da seguinte forma:
 
- A amônia da tintura quando entra em contato com o oxidante (também denominado água oxigenada, loção reveladora, ox) libera o oxigênio,
 
- O oxigênio que é liberado irá clarear os cabelos, já que este remove a pigmentação do fio,
 
- O oxigênio também tem como finalidade formar e fixar a coloração contida na tintura.
 
Portanto, esse tipo de coloração possui duas etapas simultâneas, colore e também pode clarear.

 Todo este processo é bem sucedido em cabelos virgens, ou seja, aqueles que nunca foram tingidos.
 
Se os cabelos já foram tingidos, consequentemente os pigmentos da coloração já se instalaram no fio, comprometendo a ação de uma outra coloração por oxidação, no clareamento um pigmento certamente influenciará na revelação do outro se a pretensão é o clareamento da cor nos fios, as manchas inevitavelmente aparecerão (escurecer é possível, só fique atenta quanto às regrinhas de colorimetria) por essa razão é necessário fazer a descoloração do cabelo, ou seja, decapagem.

Como descolorir o cabelo- passo a passo

A descoloração total, ou decapagem dos fios, é feita da seguinte maneira:
 
- Tenha em mãos um produto específico para a decapagem e água morna,
 
- Penteie os cabelos e divida-os,
 
- Comece a aplicação do produto pelas pontas dos cabelos,
 
- Espere até quase alcançar o clareamento desejado (no máximo até a altura de tom da nova coloração, não é necessário clarear mais que isso se o tom desejado já foi alcançado, poupe os fios dos danos causados pela descoloração do cabelo),
 
- Em seguida aplique no comprimento, pause e observe, faça da mesma maneira que fez com as pontas,
 
- Por último aplique o produto na raiz.
 
É necessário que o profissional tenha em mãos uma toalhinha úmida, por isso me referi a água morna, para ir removendo o produto das áreas que já atingiram o resultado final, ou estão mais sensibilizadas.
 
- Atenção é fundamental,
 
- Quando todo o cabelo estiver com a altura de tom almejada enxague as madeixas.

Porque a descoloração prejudica o fio de cabelo?

Quando descolorimos os cabelos estamos destruindo a melanina, responsável pela pigmentação, mas também afetamos a estrutura interna e externa do fio de cabelo.
 
“Dentro” do fio de cabelo a descoloração age e altera as cadeias de queratina, pontes salinas, pontes de hidrogênio e de enxofre.
 
“Por fora” do fio a descoloração altera estruturalmente as cadeias de queratina, por esta razão o cabelo fica difícil de pentear, sem brilho e mais poroso.
 
Portanto, a decapagem remove os pigmentos de cor, mas também carrega os de melanina, proteínas, aminoácidos e vitaminas.

Como descolorir o cabelo- aprenda a fazer um diagnóstico antes do processo de decapagem

Primeiramente analise o couro cabeludo da pessoa que passará pelo processo de decapagem, saiba quando foi a ultima vez que este foi lavado, o ideal é que tenha sido há mais de vinte horas.

Verifique se existem manchas vermelhas ou algum tipo de irritação no couro.

Analise o fio de cabelo, pergunte quais as químicas que foram processadas neste cabelo anteriormente, cheque a compatibilidade.

Separe alguns fios e teste a elasticidade destes, verifique se estão quebrando com facilidade ou quando esticados passam a impressão de emborrachados.

Verifique também a porosidade dos cabelos, você notará que o cabelo é poroso pela aspereza dele, geralmente são cabelos que já passaram por muitos processos químicos, ou aplicações incorretas deles.

Faça o teste da mecha, também observe se existe alguma reação alérgica.

Caso constate algum destes sintomas suspenda a aplicação da química, espere até que este cabelo esteja recuperando para fazer a decapagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário