Total de visualizações de página

Alisantes á base de Tioglicolato

Alisantes á base de tioglicolatoO Tioglicolato
Tioglicolato de amônio é um sal de amônio do ácido tioglicólico. Os alisantes á base de tioglicolato são indicados para pessoas que possuem cabelos lisos nas raízes e anelados nas pontas. O tioglicolato também é muito encontrado nas fórmulas de escovas definitivas, em menor concentração, até mesmo em escovas progressivas sem formol.
Como as raízes não precisam ser alisadas o produto é passado onde existe volume e ondulação, geralmente no comprimento dos cabelos e pontas.
Para potencializar o resultado do alisamento á base de tioglicolato, algumas escovas disciplinadoras ainda poderão ser realizadas após o relaxamento, mas atenção, somente após a neutralização da química do relaxamento.
A grande maioria das escovas disciplinadoras é constituída de aminoácidos, emulsões especiais de silicone, queratina termoativada e 0.2% de formol, portanto são compatíveis com alisantes á base de tioglicolato.

Se não gostar do resultado do relaxamento á base de tioglicolato

Se depois do procedimento você não ficar satisfeita com o relaxamento á base de tioglicolato não será possível removê-lo.
Desfazer o procedimento é impossível porque não se trata de remover o produto dos cabelos, isto não faria diferença. O tioglicolato desencadeia uma quebra das pontes de queratina da fibra capilar, então cabelos como antes, só crescendo.

Saiba como os alisantes agem nos fios

Os alisantes baseiam-se em reações químicas para quebrar as ligações de aminoácidos (baseadas em ligações de enxofre-pontes de cistina), e permitem desta forma o rearranjo da estrutura do cabelo, depois de neutralizado.
Por isso quando o cabelo recebe o produto, alisante, em seguida ele deve ser enluvado para que adquira a nova forma, liso. Se ao contrário de alisados com as mãos no processo, os cabelos receberem o produto e forem modelados cachos, esta será a nova forma que eles irão adquirir quando forem neutralizados.
Então resumindo, de uma maneira mais fácil de entender, o alisante é aplicado nos cabelos meche na estrutura dos fios e faz com que essa se torne reajustável, você enluva as mechas, de forma que elas se ajustem com formato desejado, neste caso o liso, e finaliza o procedimento com um agente neutralizante, que como o próprio nome diz, neutraliza o efeito do alisante nos cabelos definindo o resultado final.
Depois do relaxamento os cabelos irão adquirir um novo formato sem que você possa fazer o caminho reverso, ou seja, para sempre.

Solução para amenizar o efeito áspero e com aparência alisada

Se o relaxamento deixar os cabelos ásperos e com aparência alisada, como não existe forma de voltar atrás e desfazer o processo, o melhor a se fazer é investir em tratamentos específicos, que são:
- Se os cabelos estiverem muito danificados invista em tratamentos que reconstruam o interior da fibra. Fórmulas à base de ceramidas, ácido alfa-hidróxido (AHA) e ômega, são as mais indicadas para este caso.
- Se os cabelos estiverem danificados apenas na superfície, então não é necessário reconstruir o interior da fibra, você poderá investir em tratamentos com produtos que contenham em suas fórmulas ativos como extrato de semente de uva, ésteres lipídicos, óleos, polímeros catiônicos e vitamina E.
Gostou do artigo Alisantes á base de tioglicolato, então não deixe de comentar no blog. Confira também o nosso excelente curso de cabeleireiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário